Somente este ano o FED já despejou 500 bilhões de Dólares e a curva que indica a expansão da Base Monetária segue quase na vertical. O que isso nos quer dizer? A quantidade de dinheiro explode e o FED deve estar em pânico.
O diagrama seguinte mostra a Base Monetária dos EUA, ou seja, quanto dinheiro o FED despeja no sistema. Somente este ano são 500 bilhões de Dólares e a curva segue quase na vertical. O que isso nos quer dizer? A quantidade de dinheiro explode e o FED deve estar em pânico.
Base Monetária ajustada
Uma elevação acentuada da Base Monetária aconteceu pela última vez em 2008, quando o FED bombeou no auge da crise financeira quase 1 trilhão de Dólar.
Aqui se vê o que ele fez provavelmente. O nível de Títulos do Tesouro dos EUA subiu de 800 bilhões para 1,3 trilhões, ou seja, exatamente em 500 bilhões. O FED cria dinheiro do nada e com isso compra os títulos da dívida do país.
Fonte: FED St. Louis, 31/03/2011
Os EUA não vivem apenas deste bombeamento, eles não encontram mais ninguém que comprem seus títulos, devendo o FED, portanto, angariá-los através de dinheiro sem lastro. Mas o que dizem os meios de comunicação à população norte-americana? Tudo está bem, não existe nada demais, vamos em frente. Vão ordeiramente às compras, consumam e não pensem nisso. Inflação? De onde afinal? Que o Dólar vai quebrar é apenas uma maldosa difamação.
Alles Schall und Rauch, 02/04/2011.
Como podemos ver no gráfico abaixo, nos últimos meses do governo Lula houve uma expansão considerável da Base Monetária, a qual foi reduzida em cerca de 20 bilhões desde o início deste ano segundo dados oficiais do Banco Central – NR.
Fonte: Banco Central do Brasil