 Pat Buchanan: “Hitler não queria esta guerra“
Pat Buchanan: “Hitler não queria esta guerra“
“Hitler atacou a Polônia porque Varsóvia não quis negociar com ele sobre a cidade de Danzig, povoada com 95% de alemães. Hitler não queria esta guerra contra a Polônia, a atitude da Polônia e sua fé nas armas britânicas o obrigaram[…]”
Comportamento cabeça-dura do governo polonês foi o estopim
O conhecido político conservador norte-americano e conselheiro de três presidentes (Nixon, Ford, Reagan), Patrick J. Buchanan, afirmou que Adolf Hitler não queria uma guerra contra a Polônia, mas sim que a própria Polônia acendeu o estopim da catástrofe sobre a Europa através de seu orgulho e heroísmo, respaldados pela garantia de auxílio da Grã-Bretanha e sua posição contrária à “Questão de Danzig”.
Buchanan reagiu com esta afirmação a uma frase do presidente norte-americano George Bush no parlamento israelense, quando este caracterizou as breves negociações com o Hamas e o Irã de estúpidas, da mesma forma que foram as negociações com Hitler em 1939, antes do ataque à Polônia.
É consenso geral que Bush Jr. não pertença ao restrito rol de presidentes inteligentes dos EUA – NR.
“Hitler atacou a Polônia porque Varsóvia não quis negociar com ele sobre a cidade de Danzig, povoada com 95% de alemães. Hitler não queria esta guerra contra a Polônia, a atitude da Polônia e sua fé nas armas britânicas o obrigaram. Por que os tanques alemães ultrapassaram a fronteira alemã? Porque a Polônia não quis devolver Danzig, que foi tomada da Alemanha na Conferência de Paris em 1919. Hitler queria de fato fechar uma aliança com a Polônia contra Josef Stalin” – afirmou o influente político. Ele escreveu também recentemente em seu blog, que Berlin tentou negociar com Varsóvia, de março a agosto de 1939, a devolução de Danzig, porém, a Polônia recusou e Hitler teve que atacar.
A democracia de Weimar não resolveu esta questão ao longo dos 14 anos seguintes ao Ditado de Versalhes, em 1919; Hitler tentou durante 6 anos a partir de 1933. A espera de mais de 20 anos parece não ser suficiente aos palpiteiros de plantão. Enquanto não se solucionava a questão do corredor polonês, a população alemã sofria as mais horríveis represálias por parte dos poloneses. Mas como se trata de alemães, isto parece não importar, fruto da vitória temporária da propaganda de guerra – NR.
Pat Buchanan lembra em seu blog que a Polônia, devido à sua obstinação, teve que lamentar milhões de vítimas da guerra, aqui se somaram as tragédias do massacre de Katyn, os campos de extermínio em Auschwitz e Treblinka, o extermínio do “exército da Pátria” durante o levante de Varsóvia e meio século de domínio soviético.
Ele pode se dar ao luxo de proferir tais comentários, pois não é um cidadão da República Federal da Alemanha. Caso contrário, sua carreira estaria terminada mais rapidamente do que a Blitzkrieg de Hitler – NR.
Update
“Polskaweb” se ocupa já há algum tempo com as teses e considerações de intelectuais e políticos poloneses sobre a eclosão da Segunda Guerra Mundial, onde a principal questão parece ser, se 50 milhões de pessoas deveriam ter morrido pela honra da Polônia. Em breve nós iremos publicar um resumo destas discussões, o qual provará que a Polônia também tem sua parcela de culpa na eclosão da Segunda Guerra. Sem dúvida virá à tona se Hitler queria desde o início invadir a Polônia, ou se esta terrível guerra aconteceu apenas porque Varsóvia não quis de forma alguma negociar a questão envolvendo Danzig.
Leitura sugerida:
Lição de história para sabichões
Testemunha alemã que viveu durante o Império, a República de Weimar e o Terceiro Reich, fornece sua visão sobre os fatores que originaram a Segunda Guerra Mundial e quem é o grande responsável por ela.