Pouco mais de dois meses após o glorioso 30 de janeiro de 1933, marco inicial do governo nacional-socialista alemão e ocasião em que Adolf Hitler e o NSDAP ascenderam ao poder, Hermann Göring discursa para a Organização Nacional-Socialista do Trabalho, estabelecendo alguns dos fundamentos desta cosmovisão revolucionária recém-vitoriosa .
“Aquele que se recusa a falar de socialismo, que acredita no socialismo apenas no sentido marxista, ou a quem a palavra ‘socialismo’ tem um sentido desagradável, não compreendeu o significado mais profundo do nacionalismo.“
Mulheres alemãs e homens alemães! Eu tenho discursado em vários encontros, e repetido posições acerca de muitas questões. Mas hoje há algo de muito especial para mim: é especial, porque hoje estou diante de alemães que trabalham duro todos os dias ou que vivem em pobreza extrema, e que, portanto, aprenderam com as suas próprias experiências o que o nacional-socialismo é, e o que sua vitória significa para os cidadãos produtivos.
Meus queridos cidadãos! Estamos vivendo uma revolução nacional-socialista. Enfatizamos o termo “socialista” porque muitos só falam de uma revolução “nacional”. Duvidoso, mas também errado. Não foi só o nacionalismo que levou à ruptura das linhas inimigas. Estamos orgulhosos de que o socialismo alemão também triunfou. Infelizmente, ainda há pessoas entre nós, hoje, que enfatizam a palavra “nacional” com muita força, e que não querem saber nada sobre a segunda parte de nossa cosmovisão, o que mostra que eles também não conseguiram compreender a primeira parte. Aqueles que não querem o reconhecimento de um socialismo alemão não têm o direito de chamar-se nacionais.
Somente aquele que enfatiza o socialismo alemão é verdadeiramente nacional. Aquele que se recusa a falar de socialismo, que acredita no socialismo apenas no sentido marxista, ou a quem a palavra “socialismo” tem um sentido desagradável, não compreendeu o significado mais profundo do nacionalismo. Ele não entendeu que só se pode ser nacionalista quando se vê os problemas sociais de forma aberta e clara. E, por outro lado, só se pode ser socialista quando se vê claramente que o nacionalismo deve triunfar para proteger o espaço vital de um povo contra forças externas.
Apenas o nacionalismo protege um povo de forças externas, de forma que o socialismo serve às necessidades domésticas de um povo. Queremos que a força do povo seja despendida para os anseios da nação, forjando o povo mais uma vez numa unidade forte. O cidadão tem de voltar a ter a sensação de que, mesmo se estiver em uma posição menor e mais simples, que a sua vida e as oportunidades estão asseguradas. Ele deve ver que a sua própria existência está enraizada na existência de seu povo, e que ele deve servir ao seu povo com toda a sua força. Se eu quiser garantir que cada indivíduo tenha a capacidade de sobreviver, que cada indivíduo alemão possa ser ativo, possa trabalhar, possa se sustentar, mais uma vez, eu também devo trabalhar para garantir que as condições para além das nossas fronteiras tornem isso possível.
Nós não fizemos uma revolução nacional, no sentido de um estéril, anacrônico hiper-patriotismo, mas esta revolução é, no verdadeiro sentido da palavra, uma revolução Nacional-Socialista. Anteriormente, os dois lutaram entre si, divididos pelo ódio e desafortunada inimizade. O nacionalismo e o socialismo estavam opostos: a burguesia apoiava o nacionalismo, e os marxistas, o socialismo. A burguesia caiu em um estéril hiper-patriotismo, perdido em covardia pacifista. Por outro lado, uma camada marxista das pessoas, uma classe marxista, não queria nada com o Reich ou um povo. Não havia nenhuma ponte entre eles.
O socialismo marxista foi degradado a uma preocupação apenas com o pagamento ou o estômago. O nacionalismo burguês degradou-se em estéril hiper-patriotismo. Ambos os conceitos, portanto, devem ser limpos e mostrados ao povo de novo, de uma forma clara como cristal. O nacionalismo de nossa visão de mundo chegou no momento certo. Nosso movimento tomou o conceito de socialismo dos marxistas covardes, e rasgou o conceito de nacionalismo dos partidos burgueses covardes, jogando ambos no caldeirão de nossa cosmovisão, produzindo uma síntese clara: o Nacional-Socialismo alemão. O qual forneceu a base para a reconstrução de nosso povo. Assim, esta revolução foi Nacional-Socialista.
Nossa ideia surgiu do povo. E porque cresceu a partir de pessoas lideradas pelo desconhecido cabo da Guerra Mundial, esta ideia estava destinado a pôr fim à fragmentação e forjar mais uma vez uma unidade entre nosso povo.
Exteriormente, o Reich era fraco, só existindo no papel. Interiormente, o povo foi dilacerado, sangrando de mil feridas. No âmbito doméstico, o conflito dominado pelos partidos, categorias profissionais, classes, religiões e demais grupos. Nosso Führer Adolf Hitler viu que o Reich poderia sobreviver e crescer forte apenas se alcançada a unidade no seio do povo alemão. Este foi o trabalho do nosso partido ao longo dos últimos 14 anos: forjar mais uma vez um povo alemão, em meio a um povo de interesses concorrentes, de um povo de diferentes religiões, profissões, grupos e classes.
Meus cidadãos alemães! Quantas vezes já estivemos nesse lugar, quantas vezes em outros lugares na Alemanha, hoje nesta cidade, amanhã em outra! Marchamos de lugar para lugar, discursamos, levantando os espíritos mesmo daqueles que estavam desesperados. E repetidamente temos clamado às massas, cem vezes, mil vezes, dez mil vezes: um povo alemão deve ser erguido! Nós resgatamos um após o outro do desespero dos partidos, classes e grupos, tornando-os a matéria-prima, os pilares desse novo Reich. Nós trabalhamos duro durante anos. Hoje, em meio ao júbilo da vitória, podemos tranquilamente lembrar da luta difícil, das necessidade terríveis, nas quais muitas vezes já não acreditávamos que poderíamos suportar, ainda que sempre nos impulsionasse uma nova força interior, para mais uma tentativa. O movimento caiu, mal havia nascido, se dividiu, mas reergueu-se novamente.
Que enorme esforço, enorme sacrifício, quanta devoção! É por isso que, no meio de nossos encontros e celebrações que demonstram o despertar poderoso do nosso povo, devemos sempre lembrar daqueles que deram tudo o que tinham. Inúmeros deles não estão mais vivos. Outros são aleijados, outros ainda foram abandonados. Eles lutaram, sacrificaram tudo. Seu lema era apenas combater e trabalhar. E quando os vermelhos afirmam que nós agora somos os figurões, nós respondemos – concidadãos – da seguinte forma: nós não tivemos o tempo para nos tornarmos figurões. Não tínhamos tempo, mas muito trabalho e muitas batalhas para lutar, que nos endureceram. Queremos apenas ser os trabalhadores na construção civil alemã, arquitetos dos projetos alemães. Por meio de exaustivo trabalho e grande esforço, construímos lentamente o que se ergueu.
Os partidos estão acabados! Eles tremem na covardia. Eles foram covardes porque eles nasceram a partir da covardia. O sistema foi covarde, e se foi de uma forma covarde, porque também cresceu na covardia. Como eles foram miseráveis, encantados por um tenente e dois oficiais. Nem sequer tinham uma dúzia de homens. Como esses “líderes trabalhistas” traíram os trabalhadores! Eu posso vos afirmar o seguinte: se eu tivesse tempo e oportunidade para deixar que os trabalhadores alemães olhassem nos arquivos de seus assim chamados líderes, as inúmeras e muitas solicitações de apoio para seus chefes, mesmo quando ocupavam os mais altos cargos, eles iriam saber a verdade sobre tais “líderes”. Pode-se mostrar ao trabalhador alemão a tentativa de um figurão de um dos maiores partidos vermelhos, para que obtivesse crédito em razão de sua pensão, pelo tempo que ele traiu o povo alemão e nossa pátria como editor de um jornal social-democrata. Trinta ou quarenta anos de crédito de pensão não foram suficientes para estes senhores. Eles queriam começar com 18 seu serviço militar. É assim que esses senhores vermelhos eram! Eles perderam seus seguidores, porque eles só pensavam em si mesmos, não mais nos seus seguidores. Ninguém demandou a eles que vivessem na pobreza, mas não era esperado que esquecessem daqueles para os quais a vida era difícil. Esperava-se que eles iriam trabalhar para os outros, e não para si mesmos, pois os alemães sempre tiveram essa expectativa acerca da atividade laboral.
Nós começamos lentamente a criar uma unidade a partir do caos dos partidos. Hoje, esses velhos partidos desempenham apenas um papel cômico. Hoje, quando se diz algo sobre certos partidos políticos, um orador dificilmente conseguirá fazê-lo. Assim que ele se refere a certos partidos, o riso irrompe a reunião, uma vez que as pessoas já não os levam a sério. Quem hoje sabe alguma coisa sobre todos esses partidos ridículos e correntes partidárias dissidentes? Todo mundo ri desses resquícios de outros tempos, tal como se olha para os animais antediluvianos. Um dentre todos confirma com a cabeça que essas coisas já existiram no Reich alemão.
Só depois que Adolf Hitler estabeleceu as bases iniciais da unidade doméstica é que pudemos pensar em reforçar o Reich internacionalmente. Durante séculos, tinha sido apenas uma esperança, um sonho na Alemanha. Ele restabeleceu a unidade do Reich com uma única lei do soberano do Reich. Onde estão todos os líderes de partido que há alguns meses estavam dizendo: Herr Hitler vai aprender mais rápido que, ao sul do rio Main, seu dia está acabado. Esta lei alcançou o que gerações ansiavam: o Reich, o cetro do Reich, governa todas as províncias alemãs. A variedade, a singularidade, a herança étnica, tudo isso será mantido.
Agora que o Reich uma vez mais firmemente controla as províncias individualmente, o povo alemão deve ser forjado em uma unidade similar. Agora, meus camaradas nacionais, vocês, membros de células de fábrica são agora os ferreiros que estão forjando o nosso povo alemão. Vocês devem trabalhar para isso em suas células, em suas fábricas. Você deve constantemente explicar, educar constantemente, constantemente tentar deixar claro para seus companheiros nacionais fragmentadas, o que está em jogo.
Camaradas, há anos temos lutado pelo espírito alemão, para conquistar cada indivíduo, para transformá-lo, libertá-lo de toda a sujeira de um sistema corrupto, e fazê-lo novamente um guerreiro alemão, um cidadão alemão. Agora vocês devem continuar isso em suas fábricas. Vocês devem continuamente lutar por cada alma alemã. Vocês devem tirá-los da letargia, e devem educar e convencer aqueles que foram enganados.
Para se ter certeza, nós ganhamos uma grande vitória, e cada vitória tem certas consequências. Uma consequência tal é a concorrência. Sabemos que existiam muitas pessoas que realmente não nos apoiavam, que não tinham afinal um entendimento sobre o Nacional-Socialismo, mas hoje eles de repente se tornaram os melhores nacional-socialistas que há por aí. Eles se espalharam como cogumelos. Devemos ser cautelosos! A roupa não é suficiente para fazer um nacional-socialista, nem o emblema pelo qual fomos perseguidos por uma década, nem a saudação Heil. O coração por si só determina se a pessoa é um nacional-socialista. Não queremos lutador algum, nem nacional-socialista, da “boca-pra-fora”! Não! Apenas aquele que o é de coração, ele deve vir a nós a partir de seus próprios sentimentos e impressões, e tornar-se um dos nossos. Portanto, devemos olhar de forma clara e nítida, friamente, em seus corações, não em seus discursos, para ver se eles se tornaram nacional-socialistas. Mas por outro lado – cidadãos – também devemos ser generosos. Não queremos tomar uma vingança mesquinha. Somos, afinal, os vencedores. Que diferença faz se alguém já nos chamou de criminosos, bandidos ou marrons, ou qualquer outra coisa! Anos se passaram, e agora eles vêm até nós com convicção. E nós, também, não éramos nacional-socialistas já desde o nascimento. Por isso, vamos ser generosos, lembrando que também pensávamos de forma diferente, e somos hoje gratos àqueles que nos conduziram a este objetivo esplêndido! Quanto mais nós formos nacional-socialistas, mais fortes e mais livres nos sentirmos, mais poderemos esquecer o passado e calorosamente estender a mão para a reconciliação. Mas, por outro lado, onde crimes reais foram cometidos contra o povo, deve haver impiedosa vingança tão somente. Esse é o pré-requisito para podermos perdoar os outros. Os grandes devem ser capturados, não os pequenos. Devemos deixar os pequenos, mas temos de acertar as contas com os grandes, que sabem como manipular as coisas ao seu gosto, fazendo negócios aqui e ali. Estes devem receber apenas a vingança com dureza implacável.
Este é o contexto em que nós temos que entender a nova lei civil, como tudo está sendo limpo, purificado e reconstruído. Cidadãos, não podemos negá-lo: esta é uma lei dura. Afeta o indivíduo, quando necessário, com um grande impacto. Destrói carreiras se aplicada com perfídia. Uma vez que é tão difícil – e deve ser mesmo tão difícil -, ordenei que ninguém, exceto um próprio ministro possa decidir a carreira de um subordinado. Quer se trate o destino de um trabalhador, um porteiro, ou um secretário estadual, não faz diferença. Todos são afetados igualmente. Queremos ser claros sobre isso: a lei não pode ser usada por qualquer um que quer aplicar seus propósitos pessoais, que quer acertar velhas contas com alguém com tenha tido desavenças desde seus tempos de escola. Isso não pode acontecer. O único fator que importa é se a pessoa em questão está em favor do Estado ou contra o seu povo. Esse é o único fator que pode ser considerado. O trabalhador civil individual, com a consciência em dia, poderá orgulhosamente manter a cabeça alta. Nada vai acontecer com ele ou com qualquer outro funcionário. Tanto quanto uma pessoa possa ser justa será a política aqui. Estar ciente da grande responsabilidade, por que você tem essa responsabilidade também, não só o ministro.
Eu sei hoje que está surgindo um “denuncismo”, quase uma pilha de denúncias, queixando-se desta ou daquela pessoa, principalmente por causa de inveja, pois talvez se almeje tomar o trabalho de alguém, ou porque alguns não gostam dessa pessoa. As pessoas são colocadas no ostracismo, vítimas de fofoca, ou denunciadas. Camarada, aquele que denuncia alguém revela seu verdadeiro caráter. Aquele que abertamente diz “eu acuso” será ouvido, mas ele deve estar disposto a responder por sua acusação. O “denuncismo” é feita daqueles que exercem a sua atividade imunda à noite, com cartas anônimas com o pior tipo de acusações. Na maior parte dos casos, estas consistem em mentiras. Temos que manter o nosso Estado e nosso povo puro. Qualquer pessoa tem o direito de fazer uma acusação, mas se suas acusações são falsas, se elas são mentirosas, as leis de difamação se aplicam. Se seguirmos esta orientação, estou certo de que esta lei será uma bênção para o nosso povo , apesar de todas as dificuldades.
Camaradas do povo! Muita coisa aconteceu nas últimas semanas. Temos visto e experimentado coisas novas. Nas semanas passadas, o marxismo aparentemente entrou em colapso – vendo de fora, pelo menos. Através de leis, através de regulamentos, e outras coisas do gênero, pôde-se destruir a organização externa do marxismo. Mas isso é apenas a aparência. O Estado, a polícia, o governo só podem lidar com as formas aparentes. Vocês, no entanto, devem esmagar e destruir a ideia do marxismo. Não se pode destruir e eliminar uma ideia com meios exteriores, mas sim a força para superar uma ideia deve vir de uma outra ideia, uma ideia melhor. Deve ficar claro, mais ativo, mais enérgico, se for para forçar a outra ideia para fora do mundo. A cosmovisão Nacional-Socialista esmagou a loucura marxista desta forma. As células de fábrica têm que continuar atacando o marxismo. Vocês podem fazer isso apenas a partir de dentro. A força que vocês precisam deve ser encontrada em sua confiança no que pregamos, no que fazemos, no que queremos construir. E, além disso, exige lealdade cega, a lealdade ao Führer, que criou tudo, sem o qual não haveria nada do que vemos hoje. A força de vocês cresce com a disciplina. Uma unidade militar pode ter tudo o que precisa. Pode ter a melhor posição, melhor material, grande superioridade, a melhor liderança – ela pode ter tudo isso, mas sem uma disciplina de ferro será derrotada, ela será destruída. Uma unidade pequena, mas disciplinada, sempre superará e derrotará uma multidão indisciplinada. É por isso que a disciplina interna é necessária – em primeiro lugar a disciplina interna do indivíduo – que então brilhará no grupo, a partir do movimento a que pertence.
Há mais de duas fontes de força, e elas, acima de tudo, irão ajudá-los a trazer a nossa ideia para a vitória, levando a outra ideia à derrota. É essa fé inabalável: a Alemanha deve viver, o alemão vai viver, porque queremos, porque é necessário. Esta ideia vai lhes dar força. E a partir desta fé virá a esperança, a pátria, a saudade, que sempre ajuda a pessoa a vencer, mesmo quando ela quer se desesperar. A escuridão pode nos cercar, mas enquanto a tocha da esperança brilhar, ninguém será derrotado. A ação deve vir a partir destas fontes internas de força. Carregar a ideia e ajudá-la na vitória.
Autoconfiança, lealdade, disciplina, fé e esperança: estes são os pilares sobre os quais este movimento deve repousar, porque este movimento se tornou o portador desta poderosa ideia.
Queremos viver e, portanto, vamos viver. Há um vasto campo de ruínas antes de nós. Tudo entrou em colapso. Onde quer que se olhe, as coisas têm sido minadas, esvaziadas, destruídas; tornaram-se apodrecidas. Pequenos passos já foram dados. Um pouco foi varrido, aqui e ali, e é o começo de terra firme sobre o qual se pode construir. Mas a destruição vai muito, muito longe para o horizonte, com terreno baldio em todos os lugares, tudo em ruínas. Camaradas do povo, vocês estão acostumados a trabalhar e, portanto, nos próximos dias, só há um lema: trabalho, trabalho, e ainda mais trabalho para o nosso povo, para a nossa pátria, que deve ser reconstruída.
Ao trabalho, e que Deus abençoe nossos trabalhadores!
Hermann Göring, Berlin, 9 de abril de 1933
FONTE: German Propaganda Archive
Artigo publicado pela primeira vez em nosso portal a 01/05/2014.
Mais sobre o verdadeiro SOCIALISMO pode ser lido neste link – NR.
Nacional Socialismo: o verdadeiro conceito de socialismo e nacionalismo.
não os mentirosos conceitos de socialismo marxista e nacionalismo exploratório à moda israel e EUA.
Nacionalismo americano é mito… EUA não passam de uma base de operações…
Hermann Göring… Homem de sábias palavras, possuidor de vasto conhecimento. Infelizmente ele não se manteve fiel ao Führer até o último momento, como assim fez o Dr. Joseph Goebbels. Apesar disso, não se pode negar de forma alguma os feitos dele em prol do povo e nação germânica.
Esse é um artigo extremamente recomendado para aqueles que desejam conhecer de fato como se sucederam os acontecimentos após a vitória do Führer e como isso afetou positivamente a vida dos trabalhadores alemães. Também é deveras recomendado para aqueles que erroneamente consideram o termo “socialismo” algo exclusivamente vindo do venenoso marxismo, assim como também quem ingenuamente acredite que o termo “nacionalismo” é um conceito “burguês”. Hermann Göring genialmente esclareceu com suas palavras que essas duas afirmações não passam de grandes erros vindos da mente de espalhadores de mentiras e de pessoas que não compreenderam realmente o Nacional-Socialismo. Göring acabou assim com mais um “dividir para conquistar” instalado na sociedade pelos “eleitos”.
O discurso é de 9 de abril de 1933, o que prova que cada palavra dita por Göring não representa falsas promessas, ilusões ou mentiras, pois no período de 1933-1939 a Alemanha cresceu e prosperou como nenhum outro país no mundo, isso é impossível de se negar, somente um completo tolo o faria. O Reich Alemão teria crescido muito mais se não fosse a maldita guerra imposta (mais uma vez, tal qual a Primeira) aos alemães.
Há ainda quem estupidamente afirme, na inútil tentativa de desqualificar os grandes feitos do Nacional-Socialismo, que o “nazismo” (utilizando o jargão do inimigo) “não iria conseguir manter o padrão de vida nacional elevado por muito tempo, mesmo se não tivesse havido uma guerra, pois logo ele entraria em crise e decadência”. Tais idiotas possuem, como tudo em suas existências, uma visão limitada e distorcida da vida, algo que adquiriram com suas ideologias talmúdicas enganosas (seja capitalismo ou comunismo), pois ambos nunca trouxeram algo realmente benéfico para os povos, somente para um seleto grupo de “eleitos” parasitas que controlam a mídia, as finanças, ambos os lados da política etc.
Interessante notar também como mais uma vez é pregado o perdão aos inimigos que não cometeram graves crimes contra a nação alemã (sempre mantendo a cautela, como é citado no artigo), clamando que a mão deve ser estendida para eles e que nenhuma forma de vingança egoísta e mesquinha seria tolerada. Eu digo “mais uma vez”, pois esse não é o único discurso em que esse tipo de perdão é deixado claro. Qualquer pessoa mentalmente sã que se deparar com esses fatos verá cair por terra as mentiras sobre “nazistas malvados”, “gorilas da SA que espancavam sem nenhuma razão os coitadinhos oprimidos”, entre outros fantasiosos absurdos de ódio contra os alemães.
Os trechos em negrito são inegavelmente excelentes e verdadeiros, deveriam se tornar frases do Inacreditavel.com.br, como é de costume sempre exibir uma aleatoriamente no topo do blog.
Fico feliz que o Inacreditavel.com.br finalmente tenha disponibilizado a tradução de um texto da vasta coletânea existente no “German Propaganda Archive” (que é contra o Nacional-Socialismo, mas divulga textos originais da época traduzidos). Porém eu tenho uma dúvida, no final de cada artigo do site é dito a seguinte afirmação: “No unauthorized reproduction“. Poderia haver algum tipo de “problema” em traduzir e divulgar esses textos sem falar com o dono do site? Eu mesmo já separei alguns para traduzir e divulgar quando me sobrar mais tempo, mas sempre tive dúvidas quanto a isso.
Enfim, obrigado Inacreditavel.com.br, pelo nobre e excelente trabalho ao longo desses anos. Que a luta pelo esclarecimento e pelo conhecimento da verdade siga em frente com toda a honra e força necessárias.
OBS: Há um pequeno erro em um trecho do artigo, esse:
“…lideradas pelo desconhecido cabo da II Guerra Mundial…”, sendo o correto retirar esse “II” e deixar apenas “Guerra Mundial”.
“Nós trabalhamos duro durante anos. Hoje, em meio ao júbilo da vitória, podemos tranquilamente lembrar da luta difícil, das necessidade terríveis, nas quais muitas vezes já não acreditávamos que poderíamos suportar, ainda que sempre nos impulsionasse uma nova força interior, para mais uma tentativa. O movimento caiu, mal havia nascido, se dividiu, mas reergueu-se novamente.”
Parabéns ao site “inacreditável”, por disponibilizar este discurso de esperança a todos nós.
Abraços
É isso que o pessoal da direita kosher não consegue entender. Eles (a direita kosher) acreditam de forma errada que o NS alemão por ser socialista é automaticamente marxista/comunista/etc. Falei sobre isso em outra postagem.
É fácil encontrar pelo Facebook páginas anti-comunistas que afirmam que o NS é a “mesma coisa” que o comunismo. Sempre oriento a esses desinformados apenas que leiam Minha Luta (Mein Kampf) para notar o quanto o comunismo e suas variantes são criticadas por Hitler.
Uma simples leitura de Minha Luta resolveria pelo menos umas 100 contradições montadas propositais pelos adversários do NS.
Agradeço ao Inacreditável por disponibilizar esse discurso. Tenho certeza que irá abrir a mente de muitos.
A respeito do discurso, Göring tenta emulsificar duas substâncias que nunca se misturaram – o socialismo (preocupação com o social, com o lavorista, com o povo) e o nacionalismo (preocupação com a pátria, a nação, a casa de todos). Entretanto essas duas “substâncias” não são absolutamente incoerentes. Cada qual tem sua personalidade en não depende uma da outra. Ser um burguês nacionalista ou um lavorista socialista, só têm de dicotômico a falta de informação e interesses classistas não bem acordados. Detesto esse termo “burguês”, pois ele falso. Desde cedo, as escolas ensinam que burguês é a representação de um empresário, dono de manufaturas ou indústrias que se protegia no cume de uma penha com medo de ser roubado. A verdade sobre os burgueses é que se tratavam de financistas, donos de imóveis nas vilas e cidades que alugavam moradias ou arrendavam terras para plantio com a prática da usura (você sabe quem). Quem não pagasse o aluguel ou as dívidas era preso e espoliado (tal como reza o Talmud). Para evitar o revide, esses “burgueses” moravam longe do alcance do povo comum. Com isso, cria-se uma falsa ideia de que burguês é o empreendedor, dono de um empório é mau, e que o socialista é o povo lavrador sofredor, que é bom. Puro maniqueísmo artificial. É um sortilégio criado pelo comunismo sionista para demonizar o empresário (que não deixa de ser um trabalhador) e livrar a cara do financista usurário, coisa que os bolcheviques, aliás, sempre fizeram.
Sempre achei que os gafanhotos parasitas que controlam a mídia e tudo mais, agem propositalmente de forma oposta da doutrina do Nacional Socialismo Alemão , e do Catolicismo Cristão.